Movimento reúne os baluartes Zé Katimba, Noca da Portela, Mestre Siqueira e Geovana em show histórico no Teatro Rival Refit
No dia 13 de dezembro, o Teatro Rival Refit será palco de um momento único e especial: para celebrar os 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba, bambas da música brasileira se encontrarão nesse reduto cultural e tradicional no centro da cidade do Rio de Janeiro. Composto por músicos de diferentes origens do país, o Coletivo promete uma noite de muita emoção e um show com presenças ilustres: estão confirmados Zé Katimba, Geovana, Noca da Portela e Mestre Siqueira.
O espetáculo inédito faz um passeio pela história do movimento cultural que acompanhou e desenvolveu trabalhos com nomes fundamentais da história do Samba e da música brasileira, nomes como Nelson Sargento, Wilson das Neves e Wilson Moreira, com projetos e ações desenvolvidas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. O show traz ainda a participação do radialista e produtor Adelzon Alves.
Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma do Sympla ou na bilheteria do Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia – RJ) e custam entre R$50 e R$100.
Coletivo Sindicato do Samba
Fundado em 2012, o Coletivo Sindicato do Samba reúne músicos, produtores, artistas visuais, pesquisadores e compositores que lutam pela valorização dos mestres e mestras da música popular brasileira. Entre os principais objetivos do movimento está a viabilização de “Flores em Vida”, isto é, valorizar em vida mestres e mestras da velha guarda, compositores e compositoras, preservando a memória da cultura e da música popular. Além disso, o Coletivo promove encontros e intercâmbio cultural, realizando encontros entre gerações da música popular de diferentes estados do país.
90 anos: Zé Katimba e Noca da Portela
Compositor e membro da Velha Guarda da Portela, agremiação pela qual foi vencedor com 7 sambas-enredos, Noca da Portela é uma das atrações do show ao comemorar seu aniversário de 90 anos. Gravado por nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho e Maria Bethânia, Noca terá a companhia de seu amigo Zé Katimba, único fundador da Imperatriz Leopoldinense e autor de músicas como “Martim Cererê”, “Só dá Lalá” e “Tá delícia, tá gostoso”. O compositor e cantor paraibano, um dos ícones do mundo do carnaval e do samba, volta ao palco do Teatro Rival Refit para dar continuidade ao calendário de celebrações, também do seu nonagésimo aniversário.
Mestre Siqueira: Encantado
Integrante da Velha Guarda da Mangueira por mais de 35 anos, Mestre Siqueira é outro baluarte que engrandece a noite de comemoração. Um dos ícones do mundo do choro, Siqueira participa de número em homenagem a Pixinguinha e apresenta amostra de seu último trabalho, o EP “Encantado”, no qual o artista revelou-se como autor e cantor de sambas, em projeto que teve participação de nomes como Paulão 7 Cordas, Marquinho China e Josias da Flauta.
Geovana: Tataruê e filme
Diretamente de São Paulo, cidade onde reside atualmente, a cantora e compositora carioca Geovana, conhecida como Deusa Negra do Samba-Rock, faz participação ilustre em seu primeiro show no Rio de Janeiro após a pandemia. A sambista pisa no chão com força ao mostrar seu novo disco, “Brilha Sol”, projeto conduzido pelo Coletivo Sindicato do Samba e lançado em 2020. Autora de sambas consagrados como “Quem tem Carinho me Leva” e “Ô Irene”, Geovana também traz ao espetáculo, de maneira inédita, trechos de documentário que narra sua vida, a ser lançado no final de 2022.
Homenagens e Dia Nacional Wilson Moreira
Por fim, o passeio musical também contempla passagens dedicadas a grandes mestres que fizeram parte dos 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba. O roteiro prevê homenagens a nomes como Nelson Sargento, Wilson das Neves, Tantinho da Mangueira e Luiz Grande, além de celebrar o Dia Nacional Wilson Moreira, data comemorada no dia anterior ao show (12/12), data de nascimento do sambista autor de sambas como “Oloan” e “Meu Apelo”.
Show de 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba
Participações: Noca da Portela, Zé Katimba, Geovana, Mestre Siqueira e Adelzon Alves
Local: Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia – RJ)
Data: 13/12 – Terça-Feira
Horário: 19h30
Ingressos: Garanta já o seu aqui: https://bit.ly/Ingressos10anosColetivonoRivalRefit
Contato | Mais informações | Assessoria de Imprensa
Coletivo Sindicato do Samba | osindicatodosamba@gmail.com
Deixe um comentário