Movimento reúne os baluartes Zé Katimba, Noca da Portela, Mestre Siqueira e Geovana em show histórico no Teatro Rival Refit

No dia 13 de dezembro, o Teatro Rival Refit será palco de um momento único e especial: para celebrar os 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba, bambas da música brasileira se encontrarão nesse reduto cultural e tradicional no centro da cidade do Rio de Janeiro. Composto por músicos de diferentes origens do país, o Coletivo promete uma noite de muita emoção e um show com presenças ilustres: estão confirmados Zé Katimba, Geovana, Noca da Portela e Mestre Siqueira.

O espetáculo inédito faz um passeio pela história do movimento cultural que acompanhou e desenvolveu trabalhos com nomes fundamentais da história do Samba e da música brasileira, nomes como Nelson Sargento, Wilson das Neves e Wilson Moreira, com projetos e ações desenvolvidas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. O show traz ainda a participação do radialista e produtor Adelzon Alves.

Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma do Sympla ou na bilheteria do Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia – RJ) e custam entre R$50 e R$100.

Coletivo Sindicato do Samba

Fundado em 2012, o Coletivo Sindicato do Samba reúne músicos, produtores, artistas visuais, pesquisadores e compositores que lutam pela valorização dos mestres e mestras da música popular brasileira. Entre os principais objetivos do movimento está a viabilização de “Flores em Vida”, isto é, valorizar em vida mestres e mestras da velha guarda, compositores e compositoras, preservando a memória da cultura e da música popular. Além disso, o Coletivo promove encontros e intercâmbio cultural, realizando encontros entre gerações da música popular de diferentes estados do país.

Coletivo Sindicato do Samba ao lado de Nelson Sargento, Monarco, Wilson Moreira, Noca da Portela, Áurea Martins, Paulinho do Bip, Didu Nogueira e Áurea Martins em especial da TV Brasil.

90 anos: Zé Katimba e Noca da Portela

Compositor e membro da Velha Guarda da Portela, agremiação pela qual foi  vencedor com 7 sambas-enredos, Noca da Portela é uma das atrações do show ao comemorar seu aniversário de 90 anos. Gravado por nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho e Maria Bethânia, Noca terá a companhia de seu amigo Zé Katimba, único fundador da Imperatriz Leopoldinense e autor de músicas como “Martim Cererê”, “Só dá Lalá” e “Tá delícia, tá gostoso”. O compositor e cantor paraibano, um dos ícones do mundo do carnaval e do samba, volta ao palco do Teatro Rival Refit para dar continuidade ao calendário de celebrações, também do seu nonagésimo aniversário.

Mestre Siqueira: Encantado

Integrante da Velha Guarda da Mangueira por mais de 35 anos, Mestre Siqueira é outro baluarte que engrandece a noite de comemoração. Um dos ícones do mundo do choro, Siqueira participa de número em homenagem a Pixinguinha e apresenta amostra de seu último trabalho, o EP “Encantado”, no qual o artista revelou-se como autor e cantor de sambas, em projeto que teve participação de nomes como Paulão 7 Cordas, Marquinho China e Josias da Flauta.

Geovana: Tataruê e filme

Diretamente de São Paulo, cidade onde reside atualmente, a cantora e compositora carioca Geovana, conhecida como Deusa Negra do Samba-Rock, faz participação ilustre em seu primeiro show no Rio de Janeiro após a pandemia. A sambista pisa no chão com força ao mostrar seu novo disco, “Brilha Sol”, projeto conduzido pelo Coletivo Sindicato do Samba e lançado em 2020. Autora de sambas consagrados como “Quem tem Carinho me Leva” e “Ô Irene”, Geovana também traz ao espetáculo, de maneira inédita, trechos de documentário que narra sua vida, a ser lançado no final de 2022.

Geovana e Adelzon Alves em cena do documentário sobre a vida da cantora e compositora. O show terá trechos exclusivos do filme produzido pelo Coletivo. (Foto: Rafael Luvizetto / Coletivo Sindicato do Samba)

Homenagens e Dia Nacional Wilson Moreira

Por fim, o passeio musical também contempla passagens dedicadas a grandes mestres que fizeram parte dos 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba. O roteiro prevê homenagens a nomes como Nelson Sargento, Wilson das Neves, Tantinho da Mangueira e Luiz Grande, além de celebrar o Dia Nacional Wilson Moreira, data comemorada no dia anterior ao show (12/12), data de nascimento do sambista autor de sambas como “Oloan” e “Meu Apelo”.

Coletivo e Wilson das Neves em apresentação em 2017. O show prevê homenagens a bambas que estiveram com o movimento, entre eles o compositor e baterista imperiano. (Foto: Mariana Caldas de Oliveira / Coletivo Sindicato do Samba).

Show de 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba

Participações: Noca da Portela, Zé Katimba, Geovana, Mestre Siqueira e Adelzon Alves

Local: Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia – RJ)

Data: 13/12 – Terça-Feira