Cada mestre do Coletivo Sindicato do Samba tem seu projeto específico e pessoas (leia-se operários e operárias) responsáveis pela condução e supervisão dessas realizações. Conheça abaixo um pouquinho de cada mestre e, nas paginas específicas de cada um, você pode saber ainda mais dos projetos desenvolvidos e em andamento!
Edil Pacheco
Edil Pacheco nasceu no dia 1 de julho de 1947 em Maragojipe, cidade do litoral baiano. É um dos principais compositores e sambistas da Bahia e um dos responsáveis pela difusão do ijexá através de suas obras que foram gravadas por diversos artistas como João Nogueira e Clara Nunes. O Sindicato auxilia Edil na parte de produção e a realização de shows, além das questões de comunicação digital.
Geovana
Carioca erradicada no bairro Cidade Tiradentes, na extrema zona leste da cidade de São Paulo, Geovana nasceu em 1948 e se destacou por ser uma das poucas mulheres nos movimento de samba da década de 1970, no Rio de Janeiro. Cheia de ancestralidade e magia, a compositora traz em sua arte toda a riqueza da Cultura Negra. Atualmente, atuamos na produção e execução de shows e homenagens e está em curso a realização de um documentário sobre sua vida e obra.
João Nogueira
O compositor carioca e fundador do Clube do Samba, nos deixou no ano 2000. Incluímos ele entre os nossos mestres, pois uma das primeiras realizações do Sindicato foi um livro-reportagem sobre sua vida e obra. Trata-se da produção de Antonio Veiga, Vinicius Rodrigues e Guilhermere que escreveram, em 2011, o livro: . Em breve, disponibilizaremos o material!
Luiz Grande
Referência do samba sincopado, Luiz Grande mora no bairro do Engenho da Rainha, na cidade do Rio de Janeiro, e é um grande cronista do subúrbio carioca, inclusive essa sendo uma das características principais do Trio Calafrio, do qual faz parte. Luiz começou sua carreira no final da década de 1960 e participou de projetos como o “Partido em 5” e “Partido em 6”, além de ter sido gravado por nomes como Elza Soares, Beth Carvalho e Bezerra da Silva. O Sindicato administra a sua comunicação, produção e realização de shows e está em andamento o projeto “70 anos de Luiz Grande”, que irá resultar em um CD e em uma WebSérie.
Trio Calafrio
Se você não sabe o que é caviar, fique tranquilo, pois nós também não sabemos. Composto por Luiz Grande, Marquinhos Diniz e Barbeirinho do Jacarezinho, o Trio Calafrio é autor de vários sambas que se tornaram clássicos na voz do Zeca Pagodinho como “Parabólica”, “Caviar” e “Dona Esponja”. O Sindicato fortalece o Trio fazendo o gerenciamento de sua comunicação digital e realizando e produzindo apresentações e shows.
Wilson das Neves
Nascido no dia 14 de junho de 1936, o mestre das baquetas Wilson das Neves também é um dos mestres do Sindicato! Muito conhecido por ser o “baterista do Chico Buarque”, Das Neves é muito mais que isso: acompanha os grandes nomes da música desde a década de 1960 e é considerado um dos maiores bateristas. Em 2011, Camilo Árabe e Pedro Pimenta escreveram “Ô Sorte – Fragmentos de Wilson das Neves”, livro-reportagem que conta um pouco da vida e obra desse música que é apaixonado pela escola de samba do Império Serrano. Em breve esse conteúdo estará disponível! Ô Sorte!
Wilson Moreira
Para nós é uma honra inenarrável acompanhar e ser amigo do mestre Wilson Moreira, um dos maiores compositores da música popular e uma entidade da Cultura Negra. O Sindicato administra e gerencia a comunicação digital, realizar e produz apresentações e shows e está totalmente focado no projeto “Wilson Moreira e seus 80 anos: sambas de versos e quadras”, que irá gravar um disco de músicas inéditas do sambista. Além disso, ajudamos e fazemos parte do Bloco Amigos do Wilson Alicate, bloco de carnaval dos amigos de Moreira e que desfila desde 2010 no carnaval carioca.