Ícone do Choro, cavaquinista e compositor de 84 anos lança trabalho que o apresenta de maneira inédita como autor de sambas e intérprete

Ele acompanhou nomes como Cartola e Pixinguinha e tem mais de 60 anos de carreira. Aprendeu a arte do cavaquinho de maneira autodidata, ainda menino, na década de 1950, e criou um método original de tocar, com harmonias inspiradas no acordeon, seu primeiro instrumento. Ele é José Siqueira de Alcântara, também conhecido como Mestre Siqueira, que, aos 84 anos, faz o primeiro show de lançamento do seu EP “Encantado” no dia 28 de julho, quinta, às 19 horas, na Casa do Choro (Rua da Carioca, 38) . Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma o Sympla.

O trabalho reforça a inspiração do artista como criador de peças instrumentais de Choro, gênero do qual é uma referência, e também apresenta com ineditismo Siqueira como compositor de sambas e intérprete de suas próprias canções.

Mestre Siqueira

Nascido em Recife (PE), em 1937, Siqueira mudou-se com a família para o Rio de Janeiro nos anos 1950 e vive na cidade desde então. Filho de uma mãe pianista e pai bandolinista, o cavaquinista participou de importantes conjuntos da história da música brasileira, grupos como o Chapéu de Palha e a Orquestra Tabajara, do Maestro Severino Araújo.

Além disso, acompanhou artistas consagrados como Jamelão, Alcione, Jards Macaé, Moreira da Silva, Nelson Gonçalves, entre outros, e integrou, como cavaquinista, a Velha Guarda da Mangueira por mais de 35 anos. Apesar disso, com mais de 450 composições, Siqueira ainda tem uma obra pouco conhecida: seu primeiro disco, “Siqueira entre Nós”, foi lançado apenas em 2013, quando tinha 76 anos. O segundo álbum veio 5 anos mais tarde, celebrando o octogésimo aniversário do compositor: “Siqueira – 80 anos”. Ambos trabalhos estão disponíveis nas plataformas digitais de streaming.

Encantado

O EP “Encantado” dá continuidade ao registro da obra autoral de Mestre Siqueira e apresenta 5 faixas inéditas. São três sambas que ganharam arranjos de amigos e músicos notórios, como o também cavaquinista Alceu Maia, que assina “Um Doce Olhar”, samba que será lançado como single no dia 20 de maio e tem a participação especial do cantor, compositor e partideiro, Marquinho China.

O repertório também traz “Mangueira do Amanhã”, música que Siqueira divide a voz com o sambista Léo Pereira em arranjo de Paulão 7 Cordas, enquanto o cavaquinista Wanderson Martins foi o responsável por harmonizar “Indiferença”. O trabalho ainda conta com dois choros: “Encantado”, música que dá nome ao EP e apresenta o flautista Josias Nunes, e “A Caminho de São Paulo”, música gravada em formato ao vivo e que teve a participação especial de Luizinho 7 Cordas, notório instrumentista paulistano.

Viabilizado graças ao êxito de uma campanha de financiamento coletivo, o projeto tem coordenação e produção do jornalista e produtor musical Camilo Árabe e dos músicos e professores Wellington Monteiro e Pedro Cantalice. As artes de capa são da ilustradora Helena Bousquat e a realização do projeto é do Coletivo Sindicato do Samba. As gravações foram realizadas no WM Estúdio, no Rio de Janeiro, entre o final de 2021 e abril de 2021, com exceção da faixa “A Caminho de São Paulo”, gravada em março de 2020, no Biriguibam Estúdio.

Serviço:

Mestre Siqueira faz show na Casa do Choro

28 de julho – Quinta-Feira – 19 horas

Categoria: livre

Ingressos: RS 30 a 60.

Podem ser adquiridos em: https://www.sympla.com.br/evento/casa-do-choro-mestre-siqueira/1639443

Contato | Mais informações | Assessoria de Imprensa

Coletivo Sindicato do Samba | siqueira.choro@gmail.com ou osindicatodosamba@gmail.com | (21) 99078-6826Fotos para divulgação e artes de capa: https://bit.ly/FotoseArtesCapaEPMestreSiqueira