Coletivo Sindicato do Samba coordena financiamento coletivo para a gravação do novo disco da cantora e compositora Geovana, que ficou conhecida como Deusa Negra do Samba Rock nas décadas de 1970 e 80.

O projeto prevê o lançamento do disco “Brilha Sol”, que apresentará músicas autorais e inéditas da sambista que lançou seu último LP em 1988, mais de 30 anos atrás. Participe aqui!

Conhecida nas décadas de 1970 e 80 por seu talento como compositora, Maria Teresa Gomes nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro, no ano de 1948 e ficou conhecida artisticamente como Geovana.

Cresceu no Morro do Laboriaux, na Rocinha, e aprendeu com a família os toques do candomblé, seguindo no caminho da música e despontando como vencedora na Bienal do Samba com a música de sua autoria “Pisa nesse chão com força”, no ano de 1971.

Geovana ficou conhecida por ser “A Deusa Negra do Samba Rock” a partir do sucesso do seu primeiro LP, gravado em 1975, “Quem tem carinho me leva” (imagem abaixo). Ao longo da sua trajetória, a artista teve músicas gravadas por nomes importantes como, por exemplo, Clara Nunes, Wilson Simonal e Martinho da Vila e participou de importantes momentos históricos como os encontros e apresentações do Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, no final da década de 1960.

É de sua autoria clássicos do cancioneiro popular como “Irene”, canção que ganhou fama na interpretação do conjunto Fundo de Quintal, e “Beijo Sabor Cerejeira”, um clássico do samba-rock, do qual Geovana se tornou uma referência, assim como do partido alto, subgênero do samba.

Após a gravação do seu segundo trabalho solo, em 1987, Geovana caiu no esquecimento e ostracismo. No início dos anos 2000, a cantora mudou-se para São Paulo, onde começou a trabalhar como segurança numa casa noturna no centro da cidade.

Foi neste período que a compositora restabeleceu laços e se aproximou do Batalhão da Vagabundagem, movimento de samba paulistano, e também do Coletivo Sindicato do Samba, grupo que iniciou um processo de reestruturação pessoal e da carreira de Geovana.

Brilha Sol

Geovana nunca deixou de compor. Dessa maneira, após mais de 30 anos longe dos estúdios e com 70 anos de vida, a compositora tinha (e tem!) muita coisa para mostrar. E é justamente desse processo que nasceu o projeto Brilha Sol, que reúne músicas inéditas e tem previsão para lançamento em junho de 2019, quando a cantora celebra aniversário.

O trabalho contará com o apoio dos músicos do Conjunto Tataruê, grupo que acompanha Geovana nos últimos anos, e também terá participações especiais de nomes consagrados e importantes da música brasileira como: Adelzon Alves, Fabiana Cozza, Luiz Grande, Curumin e outras surpresas.

Financiamento Coletivo

Por ser um trabalho independente e sem nenhum tipo de apoio, o projeto “Brilha Sol” viu no modelo de financiamento coletivo a saída para concretizar e realizar a gravação do novo CD da cantora e compositora Geovana. Para quem ainda não conhece, essa prática é bastante comum para viabilizar e tirar do papel projetos fundamentais para nossa cultura e funciona de maneira bem simples.

Para participar, basta escolhar uma das opções que melhor te atenda (coluna à direita). Cada uma delas oferece um pacote de contra-partidas, com presentes, prendas e experiências únicas e especiais. Tem opção para todos bolsos! Mas lembre-se: o mais importante de tudo é que, nesse processo, somos todos um só e só não vale ficar fora da corrente. Vamos juntos!

Ah! Vale lembrar que a campanha só é bem sucedida caso a meta mínima seja atingida. Caso contrário, todo valor arrecadado é devolvido aos benfeitores e benfeitoras. Mas, claro, não vamos deixar isso acontecer, né? Vamos participar, contribuir, avisar os amigos e amigas e compartilhar nas nossas redes!

Acesse: https://benfeitoria.com/GeovanaBrilhaSol e vire um benfeitor ou benfeitora! Vamos construir esta história juntos! 🙂