Coletivo Sindicato do Samba estreia “Encontro de Bambas”, projeto que reunirá compositores e sambistas, baluartes da cultura popular, em eventos no Baródromo, reduto do samba na Lapa. A primeira roda será no sábado do dia 29 de setembro e contará com as participações especiais de Aluísio Machado e Geovana.

No sábado do dia 29 de setembro já tá e você tá junto com a gente! 😉

O Coletivo Sindicato do Samba estreia temporada do “Encontro de Bambas”, projeto que irá reunir baluartes e mestres do samba no Baródromo, tradicional casa da Lapa, região central da cidade do Rio de Janeiro.

O evento marca a primeira roda do Coletivo no Quintal do Baródromo e contará com as participações especiais dos bambas Alúsio Machado e Geovana, autores de sucessos da história da música popular brasileira.

No repertório preparado: além de sambas consagrados e autoras, histórias do compositor Beto sem Braço, dos encontros no Teatro Opinião, além de homenagens a Wilson Moreira, Luiz Grande e Wilson Moreira, mestres do Sindicato que nos deixaram nos últimos anos.

Aluísio Machado

003679-aloisio-machado

Bamba Aluísio Machado é um dos convidados do Coletivo Sindicato do Samba.

Aos 79 anos, o compositor e cantor Aluísio Machado coleciona sucessos na carreira. É autor de sambas-enredo históricos da sua escola, o Império Serrano, sendo o principal vencedor na história da agremiação que é um das mais importantes da história do samba e que contou com a presença de bambas ilustres como Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e Dona Ivone Lara.

Aliás, Aluísio é um dos personagens e baluartes da Velha Guarda do Império. Parceiro de Beto sem Braço e Arlindo Cruz,  o sambista foi gravado por nomes como Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, em músicas consagradas como “Minha Filosofia”, “Humanidade” e “Efeitos da Evolução”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=2yfYq9k4dUc&w=560&h=315]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pSUUMiQ6ftw&w=560&h=315]

Geovana

GeovanaIII_Mariana_Caldas_ColetivoSindicatodoSamba

Madrinha do Coletivo, Geovana será umas das participações especiais! (Foto: Mariana Caldas de Oliveira/Coletivo Sindicato do Samba)

Aos 70 anos, a compositora e cantora Geovana despontou no final da década de 1960, quando ganhou a Bienal de Música de São Paulo, com a música “Pisa nesse chão com força”.

A sambista, rainha do partido alto, conviveu com nomes como Elis Regina, João da Baiana e Pixinguinha e participou de movimentos importantes da história do país, como os encontros no Teatro Opinião.

Seus dois trabalhos solo fizeram sucesso absoluto e renderam a Geovana o rótulo de “Deusa Negra do Samba-Rock”, principalmente devido à beleza de canções como “Beijo Sabor Cerejeira” e “Quem tem carinho me leva”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hPeJ-dr5p68&w=560&h=315]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QXedBYCFwG8&w=560&h=315]

Coletivo Sindicato do Samba

Formado por músicos, jornalistas, produtores, pesquisadores e amantes da música popular brasileira de vários estados do Brasil, o Coletivo Sindicato do Samba luta pela valorização em vida dos mestres e mestras da nossa Cultura Popular, sobretudo, do gênero mais tradicional do país: o samba.

O movimento já acompanhou nomes como Wilson das Neves, Luiz Grande, Monarco, Nelson Rufino e Áurea Martins, e desenvolve projetos ao lado de bambas como Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira e Edil Pacheco.  Além disso, o Coletivo auxilia na reestruturação do Centro Cultural Solar Wilson Moreira, importante local de resistência da nossa cultura, na cidade do Rio de Janeiro.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=CXvl95p7f78&w=560&h=315]

Encontro de Bambas no Quintal do Baródromo
Aluísio Machado e Geovana na roda do Coletivo Sindicato do Samba
29 de setembro | sábado | 12 horas