Carta de Noca da Portela ao povo brasileiro:
Eu me chamo Osvaldo Alves Pereira, mas o mundo me conhece como Noca da Portela. Nasci no dia 12 de dezembro de 1932 e fui por toda minha vida amigo leal e defensor feroz da nossa cultura popular.
Não é fácil não, meu compadre. Você acha que é, malandro?
Em dezembro completarei 91 anos, não são 90 dias.
E em 90 anos foram muitas histórias, muita luta, muita resistência, muito amor e muito samba. Uma vida magnificante.
Chorei, sofri, penei, mas valeu a pena sempre lutar . Pode crer!
Na favela, o samba me deu respeito e compromisso. Pro morro, levamos a dignidade da moradia e o direito ao riso. Na feira, garanti meu pão e ajudei a rapaziada como pude.
No carnaval – ai no carnaval!, -caciqueando brinquei de Rei pois Rei somos todos nós. Das ruas, dos blocos e na Avenida, minha Portela querida.
O que dizer? Meu sangue é azul e branco e ser Portela é o maior dos meus encantos. Da primeira semente, o samba germinou e ganhou todos os cantos.
E dele, fui seu fiel mensageiro. E, por essa devoção, até DOUTOR honoris causa (UFRJ) comendador da Republica e secretário de cultura do estado do Rio de Janeiro me tornei.
Podem anotar aí, um ensinamento do velho Noca que aprendi durante esse vendaval da vida: resistindo, é preciso muito amor e vai chegar a hora da virada, rapaziada!
Ao povo brasileiro, cor da minha raça, deixo meu abraço afro e meu muito obrigado.
Quem nasceu para sempre, para sempre virá. É uma eterna semente.
É é assim que anuncio a missão cumprida do sambista: eu, Noca da Portela, um dos últimos dos moicanos, vou passar o bastão. E cantar este legado agora será missão de meu neto Diogão, que será batizado como Noca Neto, o guardião da memória do Noca.
Para celebrar este momento divinal, temos um encontro no próximo dia 10 de novembro, às 17h, no Imperator. Espero todos e todas.
Obrigado , por tudo que o samba me deu. Obrigado a todos meus parceiros, parceiras, amigos, amigas, fãs e familiares queridos. Ilumina! Que vocês sejam iluminados.
Enquanto houver samba, a alegria continua.
Noca da Portela
9 de novembro de 2023
Deixe um comentário