Carta de Noca da Portela ao povo brasileiro:

Eu me chamo Osvaldo Alves Pereira, mas o mundo me conhece como Noca da Portela. Nasci no dia 12 de dezembro de 1932 e fui por toda minha vida amigo leal e defensor feroz da nossa cultura popular.

Não é fácil não, meu compadre. Você acha que é, malandro?
Em dezembro completarei 91 anos, não são 90 dias.

E em 90 anos foram muitas histórias, muita luta, muita resistência, muito amor e muito samba. Uma vida magnificante.

Chorei, sofri, penei, mas valeu a pena sempre lutar . Pode crer!

Na favela, o samba me deu respeito e compromisso. Pro morro, levamos a dignidade da moradia e o direito ao riso. Na feira, garanti meu pão e ajudei a rapaziada como pude.

Noca da Portela ao lado de seu Diogo Pereira, que agora assume o nome artístico de Noca Neto (Foto: redes sociais)

No carnaval – ai no carnaval!, -caciqueando brinquei de Rei pois Rei somos todos nós. Das ruas, dos blocos e na Avenida, minha Portela querida.

O que dizer? Meu sangue é azul e branco e ser Portela é o maior dos meus encantos. Da primeira semente, o samba germinou e ganhou todos os cantos.

E dele, fui seu fiel mensageiro. E, por essa devoção, até DOUTOR honoris causa (UFRJ) comendador da Republica e secretário de cultura do estado do Rio de Janeiro me tornei.

Podem anotar aí, um ensinamento do velho Noca que aprendi durante esse vendaval da vida: resistindo, é preciso muito amor e vai chegar a hora da virada, rapaziada!

Ao povo brasileiro, cor da minha raça, deixo meu abraço afro e meu muito obrigado.

Quem nasceu para sempre, para sempre virá. É uma eterna semente.

É é assim que anuncio a missão cumprida do sambista: eu, Noca da Portela, um dos últimos dos moicanos, vou passar o bastão. E cantar este legado agora será missão de meu neto Diogão, que será batizado como Noca Neto, o guardião da memória do Noca.

Noca da Portela ao lado de Zé Katimba e seu neto Diogo Pereira no show de 10 anos do Coletivo Sindicato do Samba, evento que aconteceu no Teatro Rival, em dezembro de 2022. (Foto Rafael Luvizetto)

Para celebrar este momento divinal, temos um encontro no próximo dia 10 de novembro, às 17h, no Imperator. Espero todos e todas.

Obrigado , por tudo que o samba me deu. Obrigado a todos meus parceiros, parceiras, amigos, amigas, fãs e familiares queridos. Ilumina! Que vocês sejam iluminados.

Enquanto houver samba, a alegria continua.

Noca da Portela
9 de novembro de 2023