No sábado do dia 11 de março, o Coletivo Sindicato do Samba irá fazer sua primeira roda do ano em São Paulo e contará com uma participação especial: o compositor Toninho Nascimento.

A festa acontece em uma casa na Rua Cotoxó, número 440, no bairro da Pompéia, a partir das 13 horas e a entrada tem o valor de R$ 20,00. Comandada pelos músicos do Coletivo, o samba começa às 15 horas e vai até às 19 horas. Além disso, no dia terá venda de comidas e bebidas para todo mundo sambar bonito.

Toninho Nascimento
Natural do Pará e radicado no Rio de Janeiro, Toninho é autor de canções que se tornaram clássicos da música brasileira. Quem é que não conhece ou nunca escutou, por exemplo, a cantora Clara Nunes ecoar os famosos versos: “É água no mar, é maré cheia, mareia, ô, mareia!”?

Pois é, “Conto de Areia” (assista abaixo) foi uma das várias músicas feitas por Toninho em parceria com seu amigo Romildo que foram gravadas por Clara, que os tinha como dupla de compositores preferidos:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aK429eh7HjU]

Isso dá uma ideia da grandeza de Toninho, que, aos 70 anos, já viu sua obra registrada por nomes como Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Elizeth Cardoso, Roberto Ribeiro, além de ter ganho algumas vezes a disputa de samba-enredo na Portela e outras escolas de samba (quem quiser saber mais sobre a vida e obra de Toninho, confira o material especial que preparamos).

Coletivo Sindicato do Samba
O movimento que reúne pesquisadores, músicos, jornalistas, produtores e amantes da música brasileira de vários estados do país tem como um dos objetivos promover e difundir a obra de compositores do samba com idade avançada e que carecem de estrutura de produção e comunicação. O Coletivo auxilia artistas como Wilson Moreira, Edil Pacheco, Geovana, entre outros.
“Queremos que esses mestres do samba tenham o reconhecimento de suas obras em vida e essa é uma das missões do sambistas das novas gerações. Pelo menos essa é uma das nossas avaliações”, diz o compositor Guilherme Lacerda, um dos fundadores e integrantes do Coletivo Sindicato do Samba.

SERVIÇO

Coletivo Sindicato do Samba apresenta: “É água no mar, é maré cheia: a arte de Toninho Nascimento”
Data: Sábado – 11 de Março
Horário: Casa abre às 13 horas, samba começa às 15 horas.
Endereço: Na Rua Cotoxó, 440 – Pompéia – São Paulo – SP
Entrada: R$ 20,00 (somente em dinheiro)

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1231670583596245/
Mais informações: (11) 972069360