Mel da Bahia: Edil Pacheco celebra 75 anos

Com mais de 50 anos de carreira, sambista baiano e um dos mestres do Coletivo celebra 75 primaveras com vídeo exclusivo do Coletivo Sindicato do Samba.

Edmilson de Jesus Pacheco nasceu no Recôncavo Baiano no dia 1 de junho de 1945 e, ainda jovem, foi com a família viver em Salvador.

Ali, na capital baiana, começaram as andanças com Batatinha, Panela e a velha guarda do samba soteropolitano e logo Edmilson tornou-se Edil Pacheco, compositor de sucesso e um dos principais responsáveis pela popularização do ritmo ijexá.

Um dos mestres do Coletivo, o sambista gravou com exclusividade esse vídeo abaixo, onde aparece cantando em seu apartamento, ao som dos curiós. O registro foi feito pelo nosso operário Guilherme Battistuzzo.

Gravado por nomes como Jair Rodrigues, Gilberto Gil e Clara Nunes, Edil Pacheco é autor de clássicos como “De amor é bom”, “Ijexá” e “Araketu”, músicas muito conhecidas do cancioneiro popular.

Quem sempre incluiu as músicas do compositor em seu repertório foi Alcione. Desde seus primeiros LPs, a cantora grava a nata do samba baiano, como Edil Pacheco, que já viu “Siriê” e “Lua Menina”, por exemplo, músicas de sua autoria, serem gravadas pela Marrom.

A regra não mudou: Edil aparece entre os compositores do novo disco lançado pela cantora em maio de 2020 com “Santo Amaro é uma flor”, uma parceria com outro sambista baiano, Walmir Lima, autor da lendária “Ilha de Maré”.

Por fim, para fechar esse rápido passeio pela obra de Edil, lembramos de trecho do nosso show no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, em 2018, e de uma parceria de Edil e João Nogueira, composta para a a Eco-92 e que continua sempre atual, “Ecoloxé”, na voz de João.

Curte a página do Edil no Facebook.
E siga o compositor no Instagram.